As Forças de Defesa de Israel decidiram adquirir novos torpedos pesados Kaved para armar sua frota de submarinos de ataque, de acordo com o portal militar norte-americano Jane's.
O serviço de imprensa das Forças de Defesa de Israel explicou que a decisão de equipar os submarinos de guerra com novos torpedos foi tomada após vários meses de testes, que incluíram simulação de combates.
Os testes finais aconteceram na noite de 18 para 19 de junho a bordo de um submarino da 7ª flotilha, acrescentou uma fonte do portal na frota israelense. Em particular, é relatado que os novos torpedos têm maior precisão e alcance, além de outros recursos.
Os torpedos aumentarão o arsenal dos três submarinos israelenses mais antigos da classe Dolphin I, assim como os três novos submersíveis Dolphin II de nova geração, o último dos quais será entregue pela empresa alemã ThyssenKrupp em 2019.
A fonte descreveu o Kaved como uma arma de alta velocidade que pode atacar navios e submarinos, incluindo aqueles que se encontram nas profundezas de até "centenas de metros".
Ao contrário do modelo anterior, o novo torpedo tem um sistema de orientação por sonar digital que "permite atualizações no futuro sem alterar o hardware" e faz com que seja difícil superar esta arma por meio de manobras", disse a fonte.