Com algumas peças trocadas e com uma postura diferente na demonstrada nos dois primeiros jogos, a seleção russa entrou em campo hoje, em Samara, precisando apenas de um empate com o Uruguai para garantir o primeiro lugar do grupo A. No entanto, aparentemente confortáveis com a classificação antecipada para a próxima fase, os donos da casa não tiveram o mesmo ímpeto das duas primeiras rodadas, se tornando presas fáceis para a Celeste, principalmente após a expulsão do lateral Igor Smolnikov, ainda no primeiro tempo. Resultado: 3 a 0 para o Uruguai.
Assim, os uruguaios garantiram o primeiro lugar e a Rússia acabou ficando em segundo, enquanto a Arábia Saudita, que bateu o Egito em Volgogrado por 2 a 1, terminou na terceira posição, com 3 pontos.
Pelo grupo B, Portugal e Irã e Espanha e Marrocos fizeram duas partidas bastante disputadas, com apenas os marroquinos sem chance de classificação. Com um Cristiano Ronaldo bastante apagado, os portugueses não conseguiram passar de um empate por 1 a 1 com os iranianos em Saransk, enquanto os espanhóis, com muitas falhas mas também muita garra, ficaram no 2 a 2 com o Marrocos em Kaliningrado.
Com esses resultados, a Espanha, com um gol a mais, garantiu o primeiro lugar do grupo e jogará contra a Rússia, na capital, no próximo dia 1. Já Portugal encara o Uruguai, em Sochi, um dia antes.
Nesta terça-feira, Austrália e Peru, Dinamarca e França, Nigéria e Argentina e Islândia e Croácia jogarão para definir os classificados dos grupos C e D da Copa do Mundo, prometendo grandes dramas para os torcedores.