O Comitê de Contas Públicas (PAC) alertou na terça-feira que a Grã-Bretanha poderia pagar até 50 bilhões de libras esterlinas (quase US $ 66 bilhões à taxa de câmbio atual do GBP / USD) para os EUA pela retirada do bloco comercial.
Estimativas anteriores do divórcio do Reino Unido pelo Tesouro não contabilizaram todos os pagamentos e obrigações para projetos da UE, como o pagamento de £ 3 bilhões ao Fundo Europeu de Desenvolvimento, disse o comitê.
Estimativa oficial do Tesouro coloca o custo direto do Brexit — não tendo em conta condições comerciais restritas pós-Brexit ou choques econômicos — em £ 35- £ 39 bilhões.
Embora o governo ganhe algum dinheiro como resultado da saída da UE, os deputados e o Instituto de Estudos Fiscais (IFS) disseram que ainda haverá uma perda líquida considerável, contrariando a afirmação da primeira-ministra britânica Theresa May de que eles serão dinheiro sobrando mais, que poderia ser gasto em serviços públicos.
O acordo financeiro da Grã-Bretanha com a UE foi acordado no final de 2017, após intensas negociações com Bruxelas. Alguns meses mais tarde, foi acordado um acordo preliminar, mostrando progressos em várias questões fundamentais, incluindo os direitos dos cidadãos da UE no Reino Unido pós-Brexit.