A cerimônia contou com a presença do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge, e o ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, que assinaram o documento, informou Agência Brasil.
O acordo, também firmado por representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Secretaria da Indústria de Portugal, busca elevar e diversificar o perfil dos investimentos nos dois países, proporcionar a criação de empregos, fortalecer iniciativas da indústria 4.0, e apoiar os contatos de negócios e a troca de informações entre funcionários e especialistas.
"Vamos, por exemplo, lançar um edital binacional do Programa Conexão Startup Indústria, atendendo tanto empresas brasileiras quanto portuguesas. O objetivo é adensarmos a nossa interação para inovação, em um momento em que nós vivemos um aumento de trocas comerciais entre o Brasil e Portugal", disse Marcos Jorge à Agência Brasil.
"Temos aumentado as trocas, nos primeiros cinco meses deste ano, por exemplo, em mais de 50% do que foi nos primeiros cinco meses do ano passado", acrescentou o ministro.