"Uma autoridade saudita sênior anunciou que o reino deu nenhuma promessa concreta ao Sr. Trump, ele apenas confirmou as capacidades de Riade para atender a demanda do mercado", escreveu o jornal, citando um funcionário saudita anônimo.
Outro funcionário saudita citado pelo The Wall Street Journal disse que a Arábia Saudita, na verdade, não quer aumentar a produção acima de 11 milhões de barris por dia além de não planejar aumentar suas unidades de produção por ser "muito caro".
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia dito no sábado (29), em sua conta no Twitter que o rei da Arábia Saudita aceitou sua proposta para aumentar a produção de petróleo em dois milhões de barris por dia.
Just spoke to King Salman of Saudi Arabia and explained to him that, because of the turmoil & disfunction in Iran and Venezuela, I am asking that Saudi Arabia increase oil production, maybe up to 2,000,000 barrels, to make up the difference…Prices to high! He has agreed!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 30 de junho de 2018
Em maio de 2018, a Arábia Saudita produziu 10,03 milhões de barris por dia (mb/d).
Já no dia 23 de junho, a OPEP e outros países produtores concordaram em aumentar a extração de petróleo 1 mb/d no âmbito do Acordo de Viena.
Um dia antes, Trump pedira aos países da OPEP que aumentassem consideravelmente a produção para deter os preços.