Após um primeiro tempo pouco empolgante, no qual os mexicanos buscaram mais o ataque do que os brasileiros, o Brasil assumiu as rédeas da partida no segundo tempo e não demorou para abrir o placar, aos 5 minutos, com Neymar, que voltou a fazer uma bela apresentação neste Mundial, aproveitando uma boa tabelinha com Willian, outro que voltou a jogar muito bem depois de sofrer críticas por parte de torcedores e jornalistas. Com o domínio da partida, os brasileiros seguiram esperando o melhor momento para ampliar, o que aconteceu só aos 42', quando Firmino apareceu para completar após uma defesa do goleiro Ochoa em um toque sutil do menino Neymar.
Com a classificação garantida, o Brasil passou o resto do dia aguardando para saber quem será o seu adversário na próxima fase do torneio. Embora favorita disparada no confronto com o Japão, a poderosa Bélgica quase deixou escapar a vaga em Rostov-no-Don ao tomar dois gols da equipe nipônica no início do segundo tempo, marcados por Haraguchi e Inui. Entretanto, a seleção de Hazard, Lukaku e companhia soube manter a calma para criar as oportunidades que resultariam em três gols belgas, com Vertonghen, Fellaini e Chadli, sendo o último já nos acréscimos do jogo.
Embalado com a vitória convincente de hoje, o Brasil pegará uma Bélgica assustada e aliviada na próxima sexta-feira, 6, em Kazan, às 15h de Brasília, de olho em um lugar entre as quatro melhores equipes deste Mundial.