De acordo com o portal Defense News, a divulgação do projeto KF-X virou possível depois de seus coordenadores terem efetuado uma análise preliminar e tomado a decisão de passar para a fase seguinte.
"Planejamos completar os trabalhos de projeto até setembro de 2019 e iniciar a produção de seus protótipos", comunicou o diretor do programa.
Первые проектные изображения корейского истребителя KF-X. Источник: South Korean Defense Acquisition Program Administration. #авиация #Южная Корея #истребители pic.twitter.com/Jl6sAaRnVx
— Komandante (@KomandanteS17) 2 de julho de 2018
O portal indica que, julgando pelas imagens, o caça será equipado com sistemas de mísseis europeus, ou seja, com quatro mísseis da classe "ar-ar" Meteor, posicionados debaixo de fuselagem, e com dois mísseis "ar-ar" IRIS-T, instalados em pilones sob as asas.
Segundo especialistas citados pelo Defense News, isso significa que os engenheiros do KF-X alteraram a estrutura do avião, tendo inicialmente planejado equipar o caça com mísseis norte-americanos.
O projeto visa fabricar mais de 120 dos novíssimos caças para substituir os F-4S e F-5S obsoletos. O primeiro voo está agendado para 2022, enquanto os testes da aeronave prosseguirão até 2026, ressaltou o portal.