Empresa dos Emirados Árabes avança projeto de rebocar icebergs da Antártica

© REUTERS / Alexandre MeneghiniUm iceberg flutua perto da Ilha Danco, Antártica.
Um iceberg flutua perto da Ilha Danco, Antártica. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Como a escassez de água continua sendo uma das questões mais prementes para os Emirados Árabes Unidos, uma empresa local apresentou uma iniciativa para rebocar icebergs da Antártida à costa do país. O projeto já tem até site e conta com a ajuda de especialistas.

A National Advisor Bureau Limited, firma sediada nos Emirados Árabes Unidos, lançou um projeto especialmente ambicioso — rebocar montanhas de gelo da Antártica até a costa de Fujairah, um emirado do sul. Os icebergs seriam então extraídos para água doce.

Iceberg, ilustração - Sputnik Brasil
Roscosmos mostra imagem detalhada do iceberg 'recém-nascido' (FOTO)
A empresa está planejando uma breve operação piloto no início de 2019, disse o diretor administrativo da empresa, Abdullah Mohammad Sulaiman Al Shehi, citado pelo Gulf News. A fase piloto teria um iceberg viajando para a Austrália ou para a costa sul da África do Sul no início de 2019.

"Temos trabalhado duro no projeto no ano passado e estamos indo para os próximos estágios", disse Al Shehi em uma entrevista no domingo.

O empreendedor já registrou patentes no Reino Unido em uma tentativa de proteger os investimentos do empreendimento. Ele acredita que o projeto pode se tornar um sucesso, já que um grande iceberg médio contém um suprimento de cinco anos de água limpa para um milhão de pessoas.

A empresa disse que estava formando uma equipe de cientistas especializados no tema. Também afirma ter começado a cooperar com centros de pesquisa de água e universidades em todo o mundo.

Surpresa da mãe natureza: enorme iceberg impressiona turistas - Sputnik Brasil
Surpresa da mãe natureza: enorme iceberg impressiona turistas
Os planos provavelmente encontrarão apoio no governo, já que a escassez de água tem sido uma grande preocupação do país. Em março, o ministro de Energia dos Emirados Árabes Unidos, Suhail Al Mazrouei, disse aos membros do Conselho Nacional Federal que todos os membros da sociedade devem desempenhar seu papel na redução do consumo de água. Na época, ele afirmou que estava procurando formas alternativas para trabalhar a distribuição de água.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала