O vulcão já tinha apresentado sinais de atividade desde o final do ano passado, mas estes aumentaram na semana passada, o que levou as autoridades a fechar temporariamente o aeroporto internacional da ilha, ao interromper centenas de voos e a deixar milhares de viajantes em terra, informou a agência Reuters.
No casualties and injuries due to the eruption of Mount Agung, Bali, last night. The people evacuated in an orderly and safe manner. They have learned much from the last eruption at November 2017. Proper socialization and education cause the people to respond well. 🙏 pic.twitter.com/nidVxxIhzl
— ¹¹ (@ClinicalKopite) 3 de julho de 2018
A Agência Nacional da Mitigação de Desastres indicou que os residentes ouviram uma forte explosão e viram rochas vulcânicas em chamas, jogadas ao ar à distância de cerca de 2 quilômetros da cratera.
⚠️IMPACTANTE | Así se vivió la explosiva Erupción del Monte Agung en Bali — Indonesia (Atento a la explosión de los primeros segundos🔊) 02/07/2018. pic.twitter.com/9FDYub6IB2
— Sismologia Mundial (@SismoMundial) 3 de julho de 2018
A erupção durou cerca de sete minutos, e as fotos publicadas por vários residentes da zona mostram a lava brilhante saindo da cratera e queimando tudo por perto.
Mount Agung is keeping us busy and alert these days. Keep in mind Bali is safe, except from a 4km evac zone around the crater.
— Roy Suer 🇪🇺 (@roysuer) 3 de julho de 2018
Bali is safe!
Amazing photo by @emocean.one #agung #bali pic.twitter.com/6wWIb9PspH
"Os residentes começaram a evacuação voluntariamente" da zona, declarou Sutopo Nugroho, o porta-voz da agência, acrescentando que o aeroporto permanecia operacional e não houve necessidade de mudar o estado de alerta do vulcão.