Acompanhado pelo ministro dos Humanos, Gustavo Rocha, eles visitarão pela manhã um abrigo da rede Heartland Alliance, onde estão crianças brasileiras que foram separadas dos pais. A jurisdição consular brasileira de Chicago é a que mais concentra crianças brasileiras nos Estados Unidos.
Na sexta-feira (6) e no sábado (7), eles participam de reuniões com embaixadores, chefes de posto e cônsules brasileiros nos Estados Unidos, Canadá e México.
Estarão representados no encontro os consulados gerais em Atlanta, Boston, Chicago, Hartford, Houston, Los Angeles, México, Miami, Montreal, Nova York, São Francisco, Toronto, Vancouver e Washington, além das embaixadas na cidade do México, Ottawa e Washington.
Atualmente, segundo o Itamaraty, há 55 menores que ainda estão separados de suas famílias. A separação das famílias de brasileiros e de outras nacionalidades é consequência da política de tolerância zero contra a imigração ilegal implementada em maio pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.