Stoltenberg: OTAN manterá presença no Mar Negro

© AFP 2023 / DANIEL MIHAILESCUNavios militares da OTAN participam dos exércicios no mar Negro, 16 de março de 2016
Navios militares da OTAN participam dos exércicios no mar Negro, 16 de março de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A OTAN pretende manter sua presença militar na região do Mar Negro e ampliará cada vez mais as suas capacidades, declarou nesta quarta-feira o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg.

"Tomamos uma decisão. Vamos realizar a nossa presença na Roménia e na Região do Mar Negro. Além disso, vamos manter as nossas posições estratégicas e o nosso potencial naval e militar. Temos o objetivo de continuar ampliando as nossas possibilidades e de ampliar o poder militar em caso de necessidade", disse Stoltenberg aos jornalistas depois da primeira reunião plenária do Conselho da OTAN de altíssimo nível.

U.S. President Donald Trump delivers remarks at the start of the NATO summit at their new headquarters in Brussels, Belgium - Sputnik Brasil
Trump: países da OTAN devem compensar EUA por seus gastos em defesa
Segundo o secretário-geral da organização, a iniciativa "4 de 30" para a prontidão das tropas, aprovada pela cúpula da OTAN, será fundamental para garantir esse processo. A medida contempla a formação, até o ano 2020, de uma força operacional composta por "30 batalhões motorizados, 30 esquadras, 30 navios de guerra, prontos para atuar num prazo de 30 ou menos dias". 

A cúpula da OTAN em Bruxelas está sendo realizada nos dias 11 e 12 de julho, tendo como pano de fundo as discussões entre os EUA e os países europeus em torno da saída de Washington do acordo nuclear com o Irã, bem como as discussões sobre as despesas de cada país para a manutenção da aliança. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала