De acordo com o Conselho de Segurança da ONU, a expectativa do órgão é a de adotar, amanhã de manhã, uma resolução renovando as medidas impostas ao país africano, que expiram no próximo domingo. As sanções devem afetar indivíduos envolvidos no conflito e também garantir um embargo de armas aos sul-sudaneses.
O Sudão do Sul se encontra atualmente à beira da fome, em meio à violência generalizada, com o governo buscando desalojar as forças da oposição de partes dos estados da Unidade e Equatória Central. Segundo as Nações Unidas, estupros e assassinatos em massa realizados no país podem ser considerados possíveis crimes de guerra.
South Sudan: @UNHumanRights report documents gross violations against civilians, particularly women & children, that may amount to war crimes ➡ https://t.co/EOW3z5L8rg pic.twitter.com/tEq63zWQmh
— United Nations (@UN) 10 de julho de 2018
"Sudão do Sul: relatório dos Direitos Humanos da ONU documenta grandes violações contra civis, principalmente mulheres e crianças, que podem representar crimes de guerra."