O piloto, condecorado herói da Rússia, comentou ao canal Zvezda que os planos de um novo avião já existem há vários anos.
No entanto, segundo ele, não se conhece nenhum projeto de motor para um caça de nova geração na Europa, pelo que falta muito tempo até que a aeronave levante voo.
Do ponto de vista do design, as imagens apresentadas não são especialmente inovadoras e correspondem aos conceitos aeronáuticos dominantes hoje em dia, opina Tolboev, já que as aeronaves existentes incorporam todas as características técnicas do suposto caça da Dassault.
Tolboev indicou que a aparência do avião, a forma das suas asas, os dois estabilizadores verticais e outros parâmetros já têm precedentes na história da aviação, tanto russa como internacional.
Preview of preliminary design of Franco-German 5th Gen multirole fighter? As expected, 2-engine deltawing. Lack of vertical stabilizer could unlock higher speeds and limit radar signature. Video also shows significant divergence from FCAS concept.https://t.co/qtmtRiRoLM pic.twitter.com/Joyg8tPHWR
— Sim Tack (@SimTack) 5 de julho de 2018
O piloto destaca que, do ponto de vista tecnológico, o vazamento de informação não oferece nada de realmente novo e que o desafio para a indústria europeia seria finalizar o desenvolvimento e lançar a produção em série, porque "pode-se realizar a ideia no papel, mas é muito difícil a pôr em prática".
Mais cedo, soube-se que a empresa francesa Dassault Aviation demonstrou imagens do caça europeu de quinta geração. É muito provável que o novo caça se torne uma plataforma com base na qual podem ser criadas modificações de aviões tripulados e não tripulados.