Confira a nossa galeria de fotos para saber mais da sua trajetória!

Acredita-se que a designação do brinquedo deriva de um dos nomes femininos mais tradicionais da Rússia, isto é, Matryona.

2/8
© Foto / Vadim Khoryakov
A mais conhecida versão da sua origem tem a ver com uma figurinha do deus budista Fukuruma que foi transferida do Japão para a mansão de Abramtsevo, na Rússia.

3/8
© Sputnik
Ao tomar como base o conceito de brinquedo composto, o mestre artesão Vasily Zvezdochkin criou uma figurinha que albergava outras sete bonecas de tamanhos menores.

Na época, a figurinha maior retratava uma camponesa segurando um galo na mão, enquanto dentro dela estavam figurinhas de meninos e meninas. Acredita-se que o artista que criou esta primeira matryoshka foi Sergei Malyutin.

No ano de 1900, o brinquedo novo foi apresentado na Exposição Universal em Paris e depois em feiras alemãs e britânicas.

Devido à procura elevada, as matryoskas passaram a ser produzidas não só em Moscou, mas também em Zagorsk, que hoje em dia se chama Sergiyev Posad.

Mais tarde, também ficaram famosas as bonecas feitas em outras cidades russas. Cada uma delas ganhou seu estilo próprio de pintura e sua combinação de cores.

Matryoshka moderna pode ser tanto tradicional como obra de autor, entretanto as bonecas representam hoje em dia não apenas camponesas, mas também celebridades, políticos e personagens de contos de fadas.
