2º destróier furtivo dos EUA sofre falha em plenos testes

© AP Photo / Robert F. BukatyUSS Michael Monsoor, segundo navio de guerra norte-americano da classe Zumwalt
USS Michael Monsoor, segundo navio de guerra norte-americano da classe Zumwalt - Sputnik Brasil
Nos siga no
O segundo da série de três destróieres da classe Zumwalt, o USS Michael Monsoor (DDG-1001), precisa de trocar uma de suas turbinas por causa de danos descobertos nas palhetas.

O problema foi confirmado pelo Instituto Naval dos EUA (USNI, sigla em inglês). Representantes da Marinha estadunidense comunicaram que, em fevereiro, o Michael Monsoor passou com êxito os testes de mar, mas ao inspecionar o navio depois dos testes foram detectados danos na turbina.

Destróier da Marinha Real do Reino Unido HMS Daring - Sputnik Brasil
Falha paralisa navios de guerra chave da Marinha Britânica
A razão pela qual a substituição da turbina exigiu tanto tempo, segundo o USNI, é o enorme tamanho e peso do motor MT30, instalado nos navios da classe Zumwalt, bem como em outros navios de guerra dos EUA.

Mais precisamente, a Marinha dos EUA não possuía um sistema para remover e colocar o motor dentro do navio e, a partir de fevereiro, os engenheiros navais estiveram projetando-o.

Nenhum outro motor deste tipo mostrou uma falha semelhante, destacou a Marinha, então, por enquanto, é descartado que se trate de um problema comum.

Acredita-se que o navio entre em serviço operacional em dezembro de 2018, de acordo com o USNI.

Não é a primeira dificuldade enfrentada pelo destróier que, em dezembro de 2017, devido a problemas no sistema elétrico do navio, cancelou os testes e regressou ao estaleiro.

USS Cole - Sputnik Brasil
Destróier Cole será 'modernizado' por até US$ 100 milhões nos EUA
Os destróieres da classe Zumwalt geram controvérsias nos círculos analíticos dos EUA por seu elevado preço, o que já levou a que toda a família de navios sofisticados fosse limitada apenas a três unidades, em vez dos 28 inicialmente planejados.

Além disso, muitas das tecnologias avançadas previstas para os Zumwalt, como as munições de artilharia guiadas ou a instalação dos canhões elétricos, foram descartadas devido à baixa viabilidade e elevado custo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала