A indústria militar da Rússia está tomando as medidas necessárias por causa das ameaças da OTAN, disse o secretário de imprensa Dmitry Peskov.
"Vocês sabem que a paridade está seguramente garantida por conta das novas invenções, ou seja, devido à invenção de novos sistemas de armamento que visam 'cimentar' a paridade nuclear. A paridade nuclear é tanto um elemento de dissuasão mútua quanto um elemento que garante a segurança nuclear estratégica", ressaltou Peskov em entrevista ao canal russo RT.
Os membros da OTAN decidiram em 2014 que no futuro todos os países da aliança elevarão seus gastos em defesa até ao nível exigido. No entanto, de acordo com estimativas da OTAN de junho de 2017, dos 29 membros do bloco, apenas Estados Unidos, Grécia, Reino Unido, Estônia, Romênia e Polônia gastaram pelo menos 2% do PIB em defesa. Trump pediu várias vezes aos aliados para que implementassem os acordos alcançados e aumentassem os gastos com a defesa, ameaçando reduzir a participação dos EUA em programas comuns de segurança dos países membros da OTAN.
O especialista militar Alexei Leonkov falou sobre a capacidade da Rússia de manter a paridade nuclear.
"Além da tríade nuclear, agora estamos desenvolvendo ativamente armas de alta precisão. Acima de tudo são sistemas de mísseis, que incluem mísseis de cruzeiro lançados do mar e do ar, o uso do qual nós mostramos durante a operação na Síria", afirmou.