"Sobre a Síria, estamos chegando perto. Acho que está se tornando uma situação humanitária… Então, eu realmente acho que não estamos muito distantes da Síria", disse Trump à Fox News na segunda-feira.
Trump e Putin tiveram uma reunião nesta segunda-feira em Helsinque e discutiram diversas questões, dentre elas, a guerra na Síria.
"No que diz respeito à Síria, a resolução da tarefa de restauração de paz e concordância nesse país poderia se tornar um modelo de trabalho conjunto exitoso. Sem dúvidas, Rússia e EUA poderiam assumir liderança nessa questão e organizar a interação para pôr fim à crise humanitária, ajudar a devolver refugiados às suas terras natais", afirmou Putin.
Ao falar sobre a Síria durante a coletiva de imprensa em Helsinque, o presidente norte-americano sublinhou que a cooperação entre EUA e Rússia pode salvar milhares de vidas no país. Além disso, ele sublinhou que Washington espera que EUA, Rússia e Israel trabalhem juntos na Síria para pôr fim à prolongada crise.
"Trabalho com Israel é excelente. Garantia de segurança de Israel é o que nós, juntamente com Putin, gostaríamos de ver", declarou Trump.