"Gostaria de sublinhar um detalhe interessante. Desde o início do ano, as pessoas parecem estar menos interessadas em fazer depósitos em dólares ou contrair empréstimos em dólares relativamente aos em rublos. Esperamos que isso seja um elemento importante de continuação da desdolarização do setor financeiro do nosso país", disse o presidente do VTB Bank, Andrey Kostin, durante um encontro com o presidente russo, Vladimir Putin.
"Acredito que devemos criar os nossos próprios instrumentos [financeiros]. Isso serviria como uma salvaguarda adicional contra os choques externos e daria um novo impulso para o desenvolvimento do setor financeiro", explicou ele.
A Rússia está tentando diminuir sua dependência da divisa norte-americana depois de Washington e seus aliados terem imposto sanções ao país em 2014. Vladimir Putin declarou que a Rússia já não pode confiar no sistema financeiro encabeçado pelo dólar norte-americano porque os EUA impuseram sanções unilaterais e violam as regas da Organização Mundial do Comércio. Além disso, o presidente russo afirmou que o monopólio do dólar é perigoso para a economia mundial.