De acordo com a descrição dos autores do vídeo, eles estavam investigando instalações abandonadas, procurando bunkers ou abrigos antiaéreos, quando, de repente, encontraram cerca de trezentos antigos tanques soviéticos, junto com aproximadamente dez "novos" T-64, bem como um veículo para seu transporte.
Украина: на заброшенной военной базе сталкеры обнаружили новые танки (ВИДЕО)
— Новый Крым (@newc_info) 17 de julho de 2018
https://t.co/jRopdXGLBY pic.twitter.com/Hq0U7ouNV6
Segundo eles, os veículos de combate tinham obturador, se encontrando em plena prontidão de combate.
Posteriormente, o Ministério da Defesa ucraniano afirmou que o vídeo mostrando equipamento militar em uma alegada "base militar abandonada", não corresponde à realidade. De acordo com ele, as imagens foram captadas em uma fábrica na cidade de Carcóvia.
"O referido vídeo foi feito no território de uma das fábricas em Carcóvia, e não em umas das unidades militares das Forças Armadas da Ucrânia", lê-se no comunicado divulgado pelo ministério.
Anteriormente, o ex-militar ucraniano Aleksei Bobovnikov afirmou que a capacidade de produção da fábrica ucraniana dos veículos de combate T-84 Oplot atinge somente dez unidades por ano. Por este motivo, Kiev vai demorar uma década para abastecer uma brigada de tanques com uma centena destes blindados, mas até lá, os veículos se tornarão obsoletos.