O mais novo membro da família das serpentes bandy-bandy, da espécie Vermicella Parscauda, foi encontrado pelo biólogo Bryan Fry, da Universidade de Queensland, e sua equipe, na cidade de Weipa, perto das minas de extração de bauxita. O réptil estava descansando em um bloco de concreto.
Dear Australia, say hi to a newly-described venomous bandy bandy snake, Vermicella parscauda.
— Charles Bergquist (@cbquist) 17 de julho de 2018
But say hi quickly, because it may be threatened.
(img: Bryan Fry. https://t.co/aTafg8TsuU) pic.twitter.com/6e6rQR4BlP
"A bandy-bandy é uma cobra escavadora, portanto, nós ficamos supressos ao encontrá-la em um bloco de concreto perto do mar", assinalou Fry ao jornal The Daily Mail, acrescentando que sua equipe estava procurando cobras marinhas na zona.
"Depois de uma análise […] a bandy-bandy resultou ser uma nova espécie, visualmente e geneticamente distinta de todas já encontradas no litoral leste da Austrália e no interior", acrescentou.
A bandy-bandy é uma cobra noturna, subterrânea, negra com anéis brancos, que geralmente se esconde debaixo de rochas e troncos e habita exclusivamente a Austrália. Além disso, é venenosa, advertem biólogos.
Um caçador de cobras de Queensland, Brydie Maro, assegurou à The Daily Mail que o encontro com uma bandy-bandy pode ser fatal, e comparou a toxicidade de seu veneno com a da cobra negra de barriga vermelha.
A espécie encontrada "é muito singular em relação com todas as outras bandy-bandys, e reforça o pouco que sabemos realmente sobre nossa biodiversidade e o muito que poderíamos estar perdendo devido a atividade econômica a curto prazo", ressaltou.