Segundo o jornalista da edição Rossiyskaya Gazeta, Aleksei Moiseev, o Type 89 é muito parecido com o obus soviético 2S1 Gvozdika, por isso, às vezes, qualificam o armamento chinês como o "irmão caçula" do Gvozdika.
Стрельбы "сестры" российской "Гвоздики" — китайской самоходной гаубицы Тип-89. Фото: https://t.co/bG0otxuTjQ. pic.twitter.com/CuKiFbhzms
— Komandante (@KomandanteS17) 18 de julho de 2018
Exercícios de fogos reais do "irmão" do Gvozdika russo — obus autopropulsado Type 89.
Tal como o Gvozdika, o Type 89 foi criado com base no 122-mm Obus D-30, canhão de artilharia de longa distância soviético. O alcance máximo de destruição mediante projéteis convencionais de fragmentação altamente explosiva é estimado em 18 quilômetros. A munição de 40 disparos pode incluir uma munição ativa-reativa capaz de acertar o inimigo a 21 quilômetros de distância. Assim como o Gvozdika, o chinês se locomove dentro d'água.
No entanto, no artigo, Moiseev omitiu a informação de que o Type 89 foi criado pela China para combater a Rússia e as potências ocidentais, mas nos anos 1990 a produção do obus se deteve para dar prioridade aos mísseis antitanque.