Trump não conseguiria mudar princípio da OTAN sozinho, diz analista

© AFP 2023 / Armend NimaniBandeiras da OTAN e da UE
Bandeiras da OTAN e da UE - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente norte-americano, Donald Trump, declarou que Montenegro pode vir a envolver a OTAN em uma Terceira Guerra Mundial. Em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, o especialista militar Vladimir Kozin avaliou a realidade destas declarações.

Em entrevista ao canal Fox News, o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que o novo membro pode vir a envolver a OTAN em uma Terceira Guerra Mundial.

Bandeiras da Ucrânia e da OTAN - Sputnik Brasil
Ucrânia lança novas munições no padrão OTAN
Ele acusou os cidadãos montenegrinos de serem "agressivos".

"Montenegro é um país pequeno com pessoas muito fortes […] São pessoas muito fortes. São pessoas muito agressivas. Elas podem ficar agressivas e, parabéns, você está na Terceira Guerra Mundial", afirmou Trump.

Em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, o especialista militar Vladimir Kozin disse que não concorda com tais avaliações.

"É um exagero. Montenegro tem um exército muito pequeno, não tem sistemas de defesa antimíssil nem bases militares no território de outros países. Além disso, não acho que a população de Montenegro seja agressiva", declarou Kozin.

O analista também comentou a afirmação de Trump de que as tropas americanas não deveriam defender Montenegro por "não pagar" para ser protegido. Vladimir Kozin acha que Trump não conseguirá mudar o princípio de defesa coletiva da OTAN.

Sistemas de defesa antimíssil S-400 russos na Crimeia - Sputnik Brasil
Turquia não considera Patriot como alternativa ao S-400, diz parlamentar turco
"Para isso é necessário mudar o Tratado de Washington [Tratado do Atlântico Norte] que deu origem à OTAN. Mas, para que isso aconteça, somente a opinião de Trump é insuficiente. Parece que são 'caprichos' comuns. Uma Terceira Guerra Mundial não é inevitável, embora seja impossível simplesmente descartá-la. Os EUA, Reino Unido e França contam com estratégia de efetuar primeiro um ataque nuclear. E o senhor Trump aumentou o número de fundamentos para uso de arsenal nuclear de seis, da época de [Barack] Obama, para 14. No entanto, são motivos estúpidos e 'de borracha' [sem consistência]. Por exemplo, avanços tecnológicos de outros países. Qualquer coisa pode ser usada como justificativa", notou Kozin.

Montenegro se tornou o 29º membro oficial da OTAN no início de junho de 2017. A maior parte da população da ex-república iugoslava se posicionou contra a adesão à Aliança, e o país evidenciou uma onda de protestos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала