Somente na imprensa internacional, o público estimado é de 200 milhões de leitores de 50 matérias publicadas em jornais e portais. Nas mídias sociais, são 104 milhões de impressões das publicações, e mais de 2,8 milhões de engajamentos nos posts, como curtidas, reações, comentários e cliques.
Em entevista exclusiva à Sputnik Brasil, a Presidente da Embratur, Teté Bezerra, disse que a campanha alcançou seu objetivo. Toda a imprensa mundial e todos os olhos do mundo estavam voltados para a Rússia. Assim, Moscou se transformou em uma grande vitrine para o Brasil também.
"Depois dos grandes eventos realizados no Brasil — a Copa do Mundo e a Olimíada — as pesquisas realizadas com turistas internacionais mostram que o fator mais apreciado por estes foi a hospitalidade do povo brasileiro. Além disso foi citada a natureza do Brasil. Somos considerados o número um em belezas naturais pelo Forum Econômico Mundial. Por isso fizemos esse jogo de palavras — Felizes por Natureza", contou a interlocutora da Sputnik.
Teté Bezerra revelou que a ação foi também uma forma de atingir mercados estratégicos para o turismo brasileiro, tais como EUA, Alemanha e Argentina.
"Alemanha e EUA não foram para Copa, mas o impacto da nossa campanha atingiu eles", explicou.
Quanto à atratividade do Brasil para turistas russos, a presidente da Embratur afirmou que a situação precisa melhorar.
"Podemos receber muito mais [turistas russos]. Segundo estimativas de 2017, existem mais de 23 milhões de russos viajando para o exterior por ano. Esses 23 milhões de viajantes geram em torno de 26 bilhões de dólares. É um número impactante. Nós temos pouca visitação do mercado russo e queremos ampliar".
Por isso, disse a representante do turismo brasieiro, além de aproveitar Moscou como vitrine, a campanha se focou em mostrar para o público russo todos os atrativos e destinos nacionais.
Teté Bezerra ressaltou a grande importância da promoção do turismo para ajudar o país a saír da atual crise econômica.
"O Turismo no Brasil é responsável por 8% do PIB nacional. De cada 5 empregos no mundo, um está relacionado com o turismo. Temos grandes países que passaram por crises econômicas — Grécia, Espanha, Portugal — e que superaram suas crises fortalecendo o turismo, que gera emprego e oportunidades".
Nesse sentido, a presidente da Embratur revelou que o governo lançou com esse propósito o programa Brasil mais Turismo e mudanças na legislação estão em curso para promover o turismo internacional no país. A campanha Happy By Nature faz parte desse processo e já está repercutindo no mundo todo.
Agora a Embratur está preparando sua próxima campanha, com objetivo de atrair turistas internacionais durante o verão brasileiro.
"O verão no Brasil é maravilhoso. É sol, é praia e o nosso litoral é fantástico. Além das belezas naturais, temos destinos culturais e de ecoturismo que são muito procurados por turistas internacionais", concluiu.