Fotos capturadas pela empresa de imagens de satélite Deimos mostram o iceberg do tamanho de uma montanha perto de Innaarsuit, uma pequena ilha a oeste da Groenlândia com uma população de 170 habitantes. Os moradores dizem que o iceberg, que supostamente possui cerca de 100 metros de altura, é o maior que eles já viram. Há um risco real de que o iceberg se quebre e crie ondas semelhantes a tsunamis que destruiriam cidades próximas.
"Este [iceberg] me deixa com medo", disse o pescador Hans Mathias Kristensen à CNN.
"Meu pai me ensinou que quando um iceberg está preso no chão, o gelo sob as águas fica menor, derrete e acaba se quebrando. Haveria ondas enormes se isso se quebrar."
#DEIMOS2 captured massive 11-million-ton #iceberg looming over #Greenland's remote village Innaarsuit on Jul. 20 pic.twitter.com/qJwRUOdGmZ
— Deimos Imaging (@deimosimaging) 24 de julho de 2018
#DEIMOS2 capturou um enorme #iceberg de 11 milhões de toneladas pairando sobre a remota vila da #Groenlândia, Innaarsuit, em 20 de julho
A zona de perigo perto da costa foi evacuada. Em 2017, quatro pessoas morreram após icebergs terem gerado ondas que inundaram territórios no noroeste da ilha.