A decisão do presidente dos EUA sobre a retirada do acordo nuclear iraniano atraiu críticas de outros membros do sexteto de negociadores, incluindo os aliados da União Europeia dos EUA.
As relações EUA-Irã foram severamente deterioradas desde maio, quando o presidente Donald Trump anunciou que os Estados Unidos sairiam do acordo nuclear com o Irã, acertado em 2015 e que estipulava a suspensão gradual das sanções anti-Irã em troca de Teerã manter a natureza pacífica de seu programa nuclear.. Além disso, Trump decidiu restabelecer duras sanções contra o país.
No final de junho, o Departamento de Estado dos EUA disse que Washington tentava persuadir seus aliados a abandonar completamente importações de petróleo iraniano no início de novembro, enquanto o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, enfatizava que os Estados Unidos estavam dispostos a impor sanções contra qualquer país que continuasse a comprar petróleo do Irã. As sanções dos EUA contra as exportações de petróleo do Irã devem entrar em vigor em 4 de novembro.