Comentando o projeto de orçamento de defesa dos EUA, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia observou que um confronto militar no espaço pode ser tão perigoso quanto a corrida armamentista nuclear.
"O confronto armado no espaço exterior não terá impacto menos prejudicial do que a corrida armamentista nuclear que Washington desencadeou em meados do século passado, cujas consequências o mundo inteiro ainda não consegue enfrentar", disse o comunicado.
A Câmara dos Representantes dos EUA votou na quinta-feira por uma versão orçamentária de Defesa na ordem de US$ 716 bilhões. O projeto de lei deve agora ser aprovado pelo Senado, o que deve acontecer na semana que vem.
De acordo com o documento, o desenvolvimento e implementação de uma "arquitetura de sensor espacial sustentável" deve ser concluída até 31 de dezembro de 2022. O tempo de implantação dos interceptores no espaço não foi determinado, mas, de acordo com vários especialistas, o projeto deve estar concluído até a próxima década.
Atualmente, nenhum país tem armas no espaço, embora, de acordo com acordos internacionais, a proibição se refira apenas a armas de destruição em massa.