O ar impregnado com fumaça e produtos químicos tornou-se irrespirável e os detritos estão muito quentes para serem removidos. O incêndio nomeado como Carr, ainda descontrolado, causou tamanha destruição no condado de Shasta que é difícil determinar quantas casas havia antes do incidente.
Autoridades disseram que o incêndio destruiu pelo menos 500 casas. Ele já havia passado pela cidade histórica de Shasta e arrasado casas em Redding, uma cidade de 92 mil pessoas a 160 quilômetros ao sul da fronteira com o Oregon.
Milhares de pessoas estavam fugindo na chuva de brasas antes que as paredes das chamas descessem das colinas arborizadas. Dois turbilhões de chamas derrubaram árvores, arrasaram equipamentos de combate a incêndios e pegaram "tudo o que encontraram em seu caminho", disse, em entrevista à AP, Scott McLean, porta-voz da Cal Fire, a agência responsável pelo combate a incêndios florestais.
O avanço das chamas foi tão rápido que os bombeiros tiveram que parar de lutar contra elas para ajudar as pessoas a escapar. Dois bombeiros morreram: o inspetor Jeremy Stoke, de Redding, e um operador de escavadeiras, cujo nome não foi imediatamente divulgado.