O incidente ocorreu no último sábado, no arquipélago de Svalbard, ao norte da Escandinávia, quando o cruzeiro MS Bremen, operado pela empresa alemã Hapag Lloyd Cruises chegou à ilha de Spitsbergen, a maior da região. De acordo com relato da própria companhia, um de seus guardas foi atacado inesperadamente pelo animal, embora eles sejam treinados para verificar bem a área antes de deixar os turistas visitarem, justamente para garantir que não há ursos polares por perto.
Em nota divulgada em seu Facebook, a Hapag Lloyd explicou que a vítima não estava em condições de se defender sozinha, e, por esse motivo, outro funcionário precisou intervir e, infelizmente, matar o animal. O guarda ferido foi levado de helicóptero para um hospital e, segundo o comunicado, se encontra em condição estável.
Apesar da explicação, houve quem não tenha achado a justificativa boa o suficiente. Nas redes sociais, muitos criticaram a empresa, a começar pelo simples fato de levar turistas para o habitat dos ursos.
A polar bear shot dead afte rit injured a cruise ship guard loading tourists on a ship in Svalbard archipelago. who was there first? the bears or the tourists?
— Andrew Pierce (@toryboypierce) 30 de julho de 2018
"Um urso polar é morto após ferir um guarda de cruzeiro levando turistas em um navio para o arquipélago de Svalbard. Quem estava lá primeiro? Os ursos ou os turistas?", perguntou esse jornalista.