"Se não conseguirmos segurança nas fronteiras depois de muitos anos de conversas dentro dos Estados Unidos, eu não teria problemas em fechar [o governo]", disse Trump a repórteres.
"Eu estaria disposto a 'fechar' o governo se os democratas não nos derem votos para a Segurança da Fronteira, que inclui o Muro!", disse o presidente na rede socia. "Devemos nos livrar da Loteria [de Vistos], Apanhar e Liberar etc. e finalmente, mudar para um sistema de imigração com base em MÉRITO", acrescentando que os americanos precisam de "grandes pessoas" entrando no país.
As declarações tinham como objetivo pressionar a oposição no Congresso, uma vez que o projeto de imigração de Trump, apoiado por republicanos conservadores, não passou na Câmara dos Deputados na semana passada. Entre outros planos, o projeto prevê o uso de aproximadamente US $ 25 bilhões para a construção de um muro ao longo da fronteira com o México, o término da loteria para vistos de diversidade (popularmente conhecida como "Loteria do Greencard") e regras de detenção mais severas para os imigrantes sem documentos.
O governo já fechou duas vezes este ano — primeiro por causa de um acordo fracassado para imigrantes trazidos para os EUA ilegalmente como crianças (conhecidos como "sonhadores") e o segundo pelo fracasso em negociar a lei de financiamento.