Enviado sírio na ONU: Israel ajudou a evacuar terroristas nas colinas de Golã

© AFP 2023 / JALAA MAREYSoldados de Israel nas Colinas de Golã, 6 de setembro de 2016
Soldados de Israel nas Colinas de Golã, 6 de setembro de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O enviado sírio na ONU, Bashar Jaafari, afirmou que Israel ajudou a transferir militantes terroristas, que haviam sido previamente evacuados das colinas de Golã, para os outros países, incluindo os EUA.

O enviado também solicitou a retirada das tropas dos EUA do território sírio: "Exigimos que os EUA e todos seus aliados deixem imediatamente todo o território da Síria, porque sua presença é ilegal."

As forças israelenses evacuaram centenas de membros do grupo Capacetes Brancos e seus familiares do sul da Síria para a Jordânia, a pedido de alguns países ocidentais. O governo sírio, acredita que os membros da ONG têm cooperado com terroristas e planejado vários ataques para incriminar Damasco, afirmou que a transferência foi uma "operação criminosa".

Turquia na Síria

Ativistas da organização Capacetes Brancos trabalhando em Douma, Síria (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Por que Israel evacuou Capacetes Brancos da Síria?
Jaafari também observou que Ancara não estava cumprindo suas obrigações em relação à zona de desescalada nas regiões do norte da Síria.

"A Turquia não cumpre as suas obrigações na província de Idlib… as autoridades turcas enviaram as suas forças fortemente armadas. E todos nós testemunhamos ações militares da Turquia nesta região, como em Afrin, que ocuparam. E ocuparam outros assentamentos", Afirmou Jaafari.

Ele ressaltou que a Turquia violou suas obrigações no âmbito dos acordos da Astana, acrescentando que o país introduziu a lira turca em regiões que não são controladas por Damasco.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала