Nos últimos cinco anos, o Exército recebeu mais de 25 mil peças de novos equipamentos, como tanques e veículos de combate blindados, e mais de 4 mil peças de artilharia e lançadores de mísseis modernos, disse o vice-ministro de defesa russo, general Dmitry Bulgakov, a repórteres nesta quarta-feira.
"De acordo com agências especializadas independentes, em 2017, a Rússia havia liderado o ranking mundial em termos de hardware militar", comentou o general, conforme citado pela Sputnik.
Bulgakov também mencionou que cerca de 50% do equipamento militar existente é agora completamente novo.
A Rússia está passando por um massivo processo de rearmamento, desativando armas antigas da era soviética e substituindo-as por modernos tipos de armadura e poder de fogo.
Em novembro, o Exército informou que a Rússia havia se tornado o país com a maioria dos tanques, veículos de combate de infantaria e vários sistemas de lançamento de foguetes (MLRS).
A empresa de análise militar Global Firepower coloca o Exército russo em segundo lugar de 136 militares do mundo em termos de força, atrás apenas dos Estados Unidos. O ranking considera mais de 50 fatores, incluindo o número de armas disponíveis e seu poder de fogo combinado.
Um relatório de 2015 do banco suíço Credit Suisse também colocou a Rússia em segundo lugar, atrás dos EUA, em seu Indicador de Força Militar.