Momo tem uma terrível cara deformada de uma menina com grandes olhos esbugalhados e boca extremamente larga. De fato, é uma foto de uma escultura verdadeira criada pela companhia japonesa de efeitos visuais Link Factory. A cabeça e o tórax contorcido têm como base patas de ave.
¿De dónde salió Cuál es el origen de Momo, el fenómeno viral que circula por WhatsApp? https://t.co/skYKliCaNH pic.twitter.com/NynRUximAz
— LA NACION (@LANACION) 26 de julho de 2018
Se você adicionar Momo a seus contatos, de acordo com o relatado, ela é capaz de se comunicar em todos os idiomas, enviar imagens medonhas e outras coisas que ninguém gostaria de ver durante a noite.
Depois de um tempo, o programa começa a exigir que você faça algo. Se você se recusar, ele começará a jogar ameaças desagradáveis, tais como aparecer no meio da noite ou jogar maldição. Às vezes, Momo liga para usuários de noite ou de madrugada e dá para ouvir ruídos e gritos.
De acordo com Buenos Aires Times, a polícia argentina está investigando se Momo está ligada ao suicídio de uma menina que filmou suas atividades antes de se enforcar em uma árvore no quintal de casa. A polícia supõe que alguém tenha incentivado a menina a se matar através do programa.
A Guarda Civil da Espanha escreveu recentemente no Twitter "Não adicione Momo", comentando que o "desafio" está cada vez mais viral entre adolescentes.
Conforme a polícia do estado mexicano de Tabasco, Momo surgiu em um grupo do Facebook, onde pessoas eram encorajadas a se comunicar com um número de telefone desconhecido. A polícia mexicana declara também que alguém teria usado Momo para roubar dados pessoais, mesmo não tendo intenção de levar alguém ao suicídio.