Os ataques aéreos supostamente vieram em retaliação após 150 foguetes disparados contra Israel na noite de quarta-feira, dos quais 25 foram abatidos pelo sistema de defesa "Domo de Ferro".
Summary until now:
— IDF (@IDFSpokesperson) 9 de agosto de 2018
🔺 Approx. 150 rockets launched from Gaza at Israel
🔺 Iron Dome intercepted 25 launches
🔺 We responded by targeting a cement factory used by Hamas to build terror tunnels, a maritime terror tunnel shaft, & several terror sites in military compounds
"Nós respondemos visando uma fábrica de cimento usada pelo Hamas para construir túneis, um túnel marítimo e vários locais de terrorismo em complexos militares", twittou o IDF.
"Esta é a escolha do regime do Hamas. O Hamas está submetendo as pessoas às terríveis condições de guerra novamente", continuou ele.
O enviado das Nações Unidas para o Oriente Médio, Nikolay Mladenov, divulgou um comunicado na noite de quarta-feira sobre a escalada entre Israel e Gaza. "Estou profundamente alarmado com a recente escalada… particularmente pelos múltiplos foguetes disparados contra as comunidades no sul de Israel".
"Há meses venho advertindo que a crise humanitária, de segurança e política em Gaza arrisca um conflito devastador que ninguém quer. A ONU se envolveu com o Egito e todas as partes envolvidas em um esforço sem precedentes para evitar tal desenvolvimento", completou.