Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts detectaram um enorme buraco na ionosfera da Terra, informa o site do instituto.
Segundo os pesquisadores, o buraco surgiu devido a um súbito aquecimento estratosférico (SSW, na sigla em inglês). Durante o fenômeno, as enormes ondas presentes na troposfera — a camada mais baixa da atmosfera — são direcionadas para a estratosfera. Então, essas ondas interagem com os fortes fluxos polares e a temperatura aumenta rapidamente em alguns dias.
Consequentemente, eles chegaram à conclusão que fenômenos meteorológicos de grande escala, tais como os SSW que surgem nas camadas inferiores da atmosfera, podem afetar a ionosfera.
"O esgotamento significativo da ionosfera durante a noite, mostrada neste estudo, é potencialmente importante para ambiente meteorológico espacial próximo à Terra, porque pode afetar a maneira em que a atmosfera superior responde a tempestades geomagnéticas e influencia o aparecimento de irregularidades na ionosfera", detalhou Nick Pedatella, cientista do Observatório da Alta Altitude (HAO, na sigla em inglês).