De acordo com o funcionário, que preferiu manter o anonimato, a ministra canadense das Relações Exteriores, Chrystia Freeland, tem conversado com representantes das duas nações europeias, que, assim como o Canadá, já foram alvos de pressões da Arábia Saudita por condenar violações dos direitos humanos no reino da família Saud.
A fonte explicou que a chanceler canadense estava procurando saber de que maneira Berlim e Estocolmo conseguiram resolver suas disputas com Riad, mas também aproveitou para pedir ajuda. Além da Europa, a expectativa é a de que Ottawa também busquem parceiros na região do Oriente Médio para mediar a situação, como Emirados Árabes Unidos e Bahrein.
As tensões entre Canadá e Arábia Saudita começaram recentemente, quando o governo canadense criticou Riad pela detenção de ativistas que lutam pela defesa dos direitos humanos no país árabe. A Arábia Saudita entendeu a manifestação como uma tentativa de interferência de uma nação estrangeira em assuntos nacionais e reagiu congelando transações e expulsando o embaixador canadense do país.