"Nós, na Arábia Saudita, ficamos preocupados pela maneira como o Canadá comete um genocídio cultural contra a população indígena. Também apoiamos o direito de Quebec se tornar uma nação independente", conforme foi escrito no Twitter de um dos usuários.
In Saudi Arabia we feel worried about Canada committing cultural genocide against Indigenous people. We also support the right of Quebec to become an independent nation.
— خالد بن عبدالله آل سعود 🇸🇦 (@Kafalsaud78) 5 de agosto de 2018
Na Arábia Saudita nos preocupamos profundamente e apelamos às pessoas sobre a independência de Quebec. Eles se tornariam imediatamente uma nação independente.
#السعوديه_تطرد_السفير_الكندي
— محمد بن ضاحي (@makntuosh) 5 de agosto de 2018
.
.
We support Quebec's independence@CanEmbSA pic.twitter.com/6UfhoLlNuj
Nós apoiamos a independência de Quebec.
Free #Quebec 👏👏
— 🇸🇦Eng. Nayef Al-Jebreen (@nALJEBREEN) 7 de agosto de 2018
In Saudi Arabia we deeply worried and concerned about Anglophones for Quebec independence people. They should become an independent nation immediately pic.twitter.com/EQKBs9QpIC
Na Arábia Saudita nos preocupamos profundamente e apelamos às pessoas sobre a independência de Quebec. Eles se tornariam imediatamente uma nação independente.
"A Arábia Saudita poderia facilmente ter apoiado o referendo sobre a independência de Quebec em 1995, organizando campanhas midiáticas a seu favor."
Em 1995, 50,5% dos votos foram contra a independência, um acontecimento que marcou profundamente a história de Quebec e até hoje a derrota é lamentada pelos separatistas.
Rapidamente, todos os grandes jornais publicaram a notícia. Além da França apoiar a independência, agora Arábia Saudita vem em sua ajuda!
Humor nem sempre é apreciado nas redes sociais
No contexto de aumento de tensão entre Ottawa e Riad, não é de estranhar que uma simples brincadeira rapidamente deu lugar à provocação, ou mesmo hostilidade. No Twitter, uma organização social saudita foi duramente criticada por publicar em seu Twitter uma imagem na qual um avião da Air Canada voa em direção à Torre CN, em Toronto. Essa imagem fazia claramente referência aos atentados de 11 de setembro.
Alguns internautas classificaram essa foto como uma intimidação à segurança canadense. Recordemos que a maioria dos terroristas envolvidos no ataque terrorista em Nova Iorque tinham origem saudita. As autoridades oficiais canadenses, contudo, não se pronunciaram oficialmente sobre a imagem.
"Interferir em assuntos que não nos dizem respeito. Como diz o provérbio árabe: quem semeia vento, colhe tempestade", essa era a legenda da foto publicada pela organização saudita Infographic ksa.
Algumas horas depois da publicação, a organização saudita informou que esse tweet não reflete suas "intenções reais" e pediu desculpa às pessoas que se sentiram ofendidas. O Ministério da Informação saudita anunciou a suspensão da página da organização no Twitter.
Outros usuários da internet também sublinharam a estranheza de os seguidores do regime islâmico de Riad apoiarem o movimento independentista do Quebec, enquanto muitos separatistas são contra qualquer forma de fundamentalismo religioso. Vale lembrar que realmente muitos separatistas defendem a laicidade, uma política que ainda não foi colocada em prática na província francófona, por se preferir a "neutralidade religiosa".
Na Arábia Saudita, nós nos preocupamos sobre o Canadá estar cometendo genocídio cultural contra a população indígena. Nós também apoiamos o direito de Quebec se tornar uma nação independente.