De acordo com especialistas, a falha é uma brecha nos algoritmos de criptografia. De qualquer forma, eles afirmam que existem ao menos três maneiras de um malfeitor aproveitar da falha.
Primeiro, é usada a função "citação" em uma conversa em grupo para alterar a identidade do remetente, inclusive no caso em que ele não seja um participante do grupo. Outra possibilidade é editar o texto de resposta da outra pessoa. O hacker também pode enviar uma mensagem privada a outro participante do grupo transformando-a em uma mensagem pública. Quando a pessoa responder, a mensagem será visível para todos os membros do grupo.
Especialistas já tinham avisado o WhatsApp sobre a falha encontrada. E empresa reconheceu o problema e prometeu resolvê-lo em curto prazo.
De acordo com analistas, essa brecha no sistema de segurança representa um sério problema, uma vez que hackers podem aproveitá-la para difundir informações falsas. Tal problema gravemente atingiu a Índia, onde ao longo dos últimos meses têm ocorrido dezenas de assassinatos por causa de mensagens inverídicas.