A crise financeira no Brasil tem levado muitos brasileiros a tentar uma nova vida em outros países. Além de Portugal, tem sido também crescente o número brasileiros indo para o Canadá, mas ao tentarem uma colocação profissional por lá, os brasileiros estão caindo em golpes de algumas empresas que oferecem falsas promessas de trabalho.
"Eu vejo que muita gente fala sobre a questão da segurança, de estabilidade política e econômica aqui, que diverge com o Brasil, e outros fatores como o mercado de trabalho aberto", disse ela.
"Essa questão do golpe fica muita clara quando a crise financeira aumenta, como no caso do Brasil. O que a gente vê são falsas promessas, do tipo 'venha trabalhar no Canadá sem falar inglês ou francês' ou 'faça o seu processo de migração de uma maneira rápida'. Isso é uma característica muita clara de golpe, porque o Canadá é muito aberto, tem um mercado de trabalho muito aberto, mas é essencial que você domine um dos dois idiomas oficiais, que é o inglês ou o francês", explica.
De acordo com Rosane, que trocou o Rio de Janeiro por Montreal há 2 anos, onde foi para estudar e trabalhar, "a possibilidade de uma empresa canadense contratar alguém do Brasil que não fala nenhuma das línguas é remota".
"Ela acreditou que era uma oferta de emprego e que pagar adiantado seria o processo correto. E quando ela se deu conta que era um golpe, ela não conseguiu mais contato porque eles bloqueiam tudo. E tudo é falso, o email,o site. E esses golpistas não são uma quadrilha, são uma verdadeira organização", explicou.