A perseguição de um submarino por um navio durante 10 minutos é considerada um sucesso, declarou à Sputnik o ex-chefe do Estado-Maior da Marinha russa, Viktor Kravchenko, referindo-se às manobras da fragata Admiral Essen no mar Mediterrâneo.
Previamente foi informado que durante sua última missão no mar Mediterrâneo, em abril passado, a fragata Admiral Essen da Marinha russa conseguiu detectar e perseguir durante duas horas um submarino nuclear dos EUA perto da costa síria.
"Considera-se que a perseguição de um submarino entre dez minutos e duas horas é um sucesso", disse Kravchenko, observando que durante essas duas horas o submarino estadunidense, da classe Ohio, esteve na mira da fragata russa, por isso poderia ter sido destruído em caso de guerra.
O almirante russo explicou que, desde a época da União Soviética, estabelecer "contato", ou seja, detectar e escoltar um submarino, significa cumprir com sucesso a missão atribuída ao navio.
"Em tempos de paz, a detecção e perseguição de submarinos são as principais tarefas das fragatas russas do projeto 11356", acrescentou o especialista.
A Admiral Essen está equipada com mísseis de cruzeiro Kalibr-NK, mísseis de defesa antiaérea Shtil-1, uma peça de artilharia А-190 de calibre 100 milímetros, artilharia antiaérea, bombas, torpedos, podendo igualmente transportar um helicóptero embarcado Ka-27 (ou Ka-31).