A Syr Mil Wik (Enciclopédia das forças militares sírias) publicou no Twitter a imagem de uma instalação móvel lançando um míssil deste tipo.
من الصور النادرة لراجمة صواريخ #سورية الصنع عيار 302 ملم..
— موسوعة عسكرية سورية (@Syr_Mil_Wik) 8 de agosto de 2018
معلومة ننشرها للمرة الاولى.. هذه الراجمة تم تطوير صواريخها بمدى ابعد.. و هناك راجمة جديدة بعيار ثقيل و صواريخها دقيقة الاصابة.. #SyrianArmy #SYRIA pic.twitter.com/B8J1Qfrl83
Segundo o especialista em assuntos da Síria Yuri Liamin, citado pelo jornal Rossiyskaya Gazeta, é muito provável que se trate de um desenvolvimento do Khaibar-1, um lança-foguetes múltiplo sírio de longo alcance.
A primeira versão destes foguetes foi mostrada durante os exercícios em grande escala do Exército sírio no verão de 2012. Eles têm um alcance de quase 100 km.
Segundo o especialista, é possível que o novo míssil tivesse sido criado na base dos mísseis chineses WS-1 / WS-1B, e tenha o mesmo calibre — 302 mm, pois possui características muito semelhantes.
Antes do início da guerra civil, a Síria, com a ajuda do Irã e da Coreia do Norte, conseguiu desenvolver vários sistemas de mísseis, alguns dos quais, como no caso do novo projétil — usavam chassis de caminhão para o lançamento.