Segundo a empresa, já foi realizada uma "rigorosa vistoria" em todas as áreas da usina, inclusive nos três gasômetros remanescentes.
"Toda a manutenção preventiva dos gasômetros da Usina de Ipatinga foi realizada, seguindo rigorosos padrões internacionais",escreveram.
A previsão é que os laminadores de chapas grossas e o de tiras a quente voltem a operar na terça (14) e na quinta-feira (16), respectivamente. Já o Alto Forno 3 deve voltar a operar nesta quarta-feira (15).
De acordo com o 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, uma das vítimas sofreu corte no rosto, decorrente de estilhaço que foi lançado com a explosão. As demais relataram ter sentido tonturas ou mal súbito decorrente da situação de pânico ou inalação de gás.
A explosão no gasômetro na usina de Ipatinga levou à instauração de um gabinete de crise para apurar o acidente. O Ministério Público de Minas Gerais e representantes de órgãos ambientais uniram-se para investigar a dimensão da explosão e os impactos sobre a natureza.
Veja a nota da empresa na íntegra:
— Usiminas (@usiminas) 13 de agosto de 2018