Mais cedo, parte de uma importante ponte da região desabou em meio a uma forte chuva que atingia a localidade, deixando vários mortos e feridos. O acidente gerou comoção na comunidade internacional, levando vários chefes de Estado a manifestarem solidariedade, como o presidente russo, Vladimir Putin, o francês, Emmanuel Macron, e a primeira-ministra britânica, Theresa May.
Nos pensées vont aux victimes, à leurs proches et à tout le peuple italien. La France est aux côtés de l’Italie dans cette tragédie et se tient prête à apporter tout le soutien nécessaire. #Genova #Gênes
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) 14 de agosto de 2018
"Nossos pensamentos vão para as vítimas, seus próximos e a todo o povo italiano. A França está ao lado da Itália nessa tragédia e está pronta para fornecer todo o apoio necessário", disse Macron.
As causas exatas do colapso da ponte Morandi ainda não foram confirmadas. Entre as hipóteses consideradas estão desde a ocorrência de um relâmpago a um desgaste da estrutura. A empresa responsável pela manutenção da construção, no entanto, negou que ela estivesse em estado de risco.