Segundo o artigo publicado por Dave Majumdar na revista The National Interest, o caça chinês, é produzido sem licença, sendo um derivado do caça russo Sukhoi Su-30MK2 Flanker-G. É um caça de longo alcance com capacidade semelhante à do caça da Força Aérea americana Boeing F-15E Strike Eagle, mas com maior poder de fogo e capacidades superiores, embora não apresentem um desempenho concreto. Além disso, Pequim falhou em demonstrar sua capacidade de construção de motores confiáveis apropriados para aviões de combate e por isso, existem dúvidas sobre a qualidade e eficiência dos aviônicos e sensores chineses, embora a fabricante tenha modificado a aeronave e instalado novos pacotes de aviônica.
Além disso, ele não possui canards ou empuxo vetorial, pois foi desenvolvido a partir da estrutura do Su-30MK2. Em todo caso, a maior questão é a confiabilidade do motor WS-10A, que não tem sido impressionante. Entretanto, considerando que o WS-10 é baseado na tecnologia do turbofan comercial CFM-56 da CFM Internacional (uma empresa conjunta entre a General Electric e a Safran), com tecnologias do motor F101 (do bombardeiro Rockwell B-1B Lancer) e do motor F110 (do F-16 Fighting Falcon), então depois de melhorar o motor o J-16 poderá obter sucesso.
Caso o J-16 apresente um motor WS-10A confiável e boa aviônica, ele será um caça com alcance de aproximadamente 2.423 milhas, portando uma grande carga de armas guiadas de precisão, e até poderá mesmo ameaçar os EUA e seus aliados no Pacífico, colocando suas bases e outras instalações em risco.