"A zona do euro deve prosseguir a sua integração e pensar nas próximas crises, que inevitavelmente virão. Temos de antecipar, em vez de esperar até estarmos à beira do abismo. A Comissão Europeia apresentou as suas propostas para este fim: espero que nossos Estados-Membros tenham a sabedoria de olhar para o futuro com confiança", disse Moscovici a repórteres em Bruxelas comentando sobre o fim do programa de resgate da Grécia.
"No início da crise grega, não tínhamos nem capacidade nem ferramentas, muito menos a cultura política para administrar a situação. Também subestimamos a profunda crise que enfrenta o Estado e a economia gregos", relembrou Moscovici.
Ele também observou que os atrasos na tomada de decisões por parte do grupo europeu foram causados pela complexidade do processo.
Relembre
Bruxelas introduziu medidas de austeridade, forçou Estados com déficits a fazer cortes orçamentários severos e forneceu um pacote de resgate para ajudar a Grécia. O programa de resgate termina na próxima segunda (20).