Este programa foi elaborado pelo pioneiro da informática, Jay Forrester, do Clube de Roma — um grupo de pessoas preocupadas como o futuro da humanidade. Assim, pensaram que o fim da nossa civilização aconteceria no ano de 2040.
No início de agosto, a Australian Broadcasting Corporation (ABC) voltou a publicar nas redes sociais a reportagem original e deu aos internautas dois anos para começar a entrar em pânico, uma vez que a contagem regressiva começará em 2020, quando acontecerá uma mudança importante que marcará o princípio de um iminente desastre mundial.
"Por volta do ano de 2020, a condição do planeta será muito crítica", afirma o jornalista australiano da década de 70, dirigindo-se aos espectadores.
"Se não fizermos nada a respeito, a qualidade de vida se reduzirá a zero. A contaminação será tão grande que começará a matar as pessoas, o que por sua vez fará com que a população diminua até níveis mais baixos que em 1900", adverte.
"Nesta fase, por volta de 2040 a 2050, a vida civilizada tal como a conhecemos deixará de existir neste planeta", concluiu.