"Discutiremos a situação em torno do Plano Conjunto de Ação Integral para a solução do programa nuclear iraniano. É extremamente importante preservar este acordo multilateral aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU e visar o fortalecimento da segurança regional e global e o regime de não proliferação", disse Putin.
"Nós, é claro, vamos falar sobre o Irã, queremos preservar o JCPOA, mas estamos seguindo as atividades do Irã com preocupação, seja o programa de mísseis ou a situação na Síria", disse ela.
Em maio, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a retirada do Washington do JCPOA, que estipulava o levantamento gradual das sanções contra Teerã em troca de garantias sobre seu programa nuclear. Além disso, Trump decidiu restabelecer as sanções anteriormente suspensas sobre o Irã. O movimento unilateral foi contestado por outros signatários do acordo.
Putin está na Alemanha para discutir o Irã e a agenda também deverá incluir as crises da Síria e da Ucrânia, assim como as relações bilaterais entre os países e as sanções econômicas impostas pelos EUA aos russos.