"O fechamento da fronteira é impensável porque é ilegal. Temos que cumprir a lei, e a lei brasileira de migração determina o acolhimento de refugiados e imigrantes nessa situação. Além disso, [o fechamento] é uma solução que não ajuda em nada a questão humanitária", disse Etchegoyen em entrevista a jornalistas.
Os ministros vão avaliar a situação nas cidades de Pacaraima e Boa Vista e identificar as medidas que podem ser tomadas pelo governo federal.
Etchegoyen disse que, embora haja tensão, a situação na região está mais calma e sem perspectiva de conflitos no momento. No sábado (18), moradores de Pacaraima atacaram barracas e abrigos de imigrantes venezuelanos.
Segundo o ministro, os responsáveis pela incitação do ataque de sábado devem ser responsabilizados. "O governo está profundamente preocupado em garantir a integridade e o bem-estar dos brasileiros e em atender aos venezuelanos, mas não vai, para isso, admitir o cometimento de crimes, como o que aconteceu ali. Essas pessoas serão chamadas à responsabilidade", afirmou.