"Os Estados Unidos não pretendem participar da iniciativa de formato de Moscou em 4 de setembro. Por uma questão de princípio, apoiamos iniciativas de propriedade do Afeganistão para promover um acordo de paz no Afeganistão", disse a autoridade do Departamento de Estado.
"Com base nas reuniões anteriores do 'Formato Moscou', acreditamos que esta iniciativa não deverá produzir nenhum progresso nesse sentido", continuou a mesma fonte.
Mais cedo nesta terça-feira, o Ministério de Relações Exteriores da Rússia informou que funcionários de 12 países, incluindo os Estados Unidos, foram convidados a participar das consultas em formato de Moscou sobre o Afeganistão em 4 de setembro.
A reunião planejada será a segunda neste formato e será realizada sob a presidência conjunta da Rússia e do Afeganistão.
As forças do governo do Afeganistão lutam há muito tempo contra a insurgência do Talibã, bem como contra o grupo terrorista Daesh, com as Forças Nacionais de Defesa e Segurança do Afeganistão realizando operações conjuntas contra o terrorismo em todo o país.