O avião Stratolaunch Modelo 251, projetado para transportar foguetes, ainda está passando pela fase de testes no terreno, mas pode levantar voo em questão de semanas, revelou Paul Allen, fundador e cofundador da Microsoft, em uma entrevista publicada na revista norte-americana Wired.
This 385-foot dual-fuselage beast brings rockets to the edge of space, and is the world's largest plane by width. They call it Stratolaunch: https://t.co/OKXEN8wNQf pic.twitter.com/nM2ucoMdpt
— WIRED (@WIRED) 20 de agosto de 2018
O projeto, apresentado no verão de 2017, foi lançado em 2011 por Allen e pelo engenheiro Burt Rutan, que desenvolveu o SpaceShipOne, a primeira aeronave comercial a efetuar um voo suborbital em 2004.
"Quando você vê este avião gigante, é um pouco louco", comentou Paul Allen, acrescentando que não apenas quer vê-lo voar, mas também cumprir sua missão de transportar foguetes para órbita.
Em vez de decolar de uma plataforma de lançamento, os foguetes do Stratolaunch serão lançados do próprio avião de seis motores, o maior de todos os tempos.