O pouso do An-26, assim como de quatro aviões de assalto Su-25SM, aconteceu na quinta-feira (23) na rodovia Khabarovsk–Komsomolsk-no-Amur, no âmbito dos treinamentos especiais de reabastecimento realizados no Distrito Militar Oriental de 20 a 25 de agosto. Cerca de 36.000 militares e 3.400 unidades de equipamentos e armamentos estão envolvidos nos exercícios.
"O objetivo da aeronave de transporte é fornecer material e componentes técnicos, munições, alimentos e também a evacuação de feridos. Na verdade, esse elemento de pouso na estrada é muito complicado e ainda não tinha sido realizado na história moderna da Rússia, o que comprova o profissionalismo dos pilotos. Todos os pilotos envolvidos nos exercícios possuem uma prática consolidada, adquirida durante as operações de combate na Síria", disse Kuzmenkov aos jornalistas.
Ele especificou que a quarta fase dos exercícios havia sido concluída perto de Khabarovsk. Previamente ao pouso das aeronaves, no local foi implantado todo o sistema de logística.
Segundo ele, na quinta fase, que será realizada no polígono de Tsugol na região de Transbaikal, será implantado um aeródromo provisório e efetuado o pouso de aeronaves na infraestrutura previamente preparada.
O ministro da Defesa da Rússia fará uma avaliação dos resultados dos exercícios.
Foi relatado anteriormente, que um trecho de estrada de mais de 2,5 quilômetros perto de Khabarovsk foi utilizado como pista de pouso e decolagem. Quatro aviões de assalto Su-25SM e um avião de transporte militar An-26 usaram a pista com intervalo de 5 minutos sob proteção de helicópteros da aviação do exército.